A Perfeita Compreensão é 'prajnaparamita'. A palavra "sabedoria" é comumente empregada para traduzir 'prajna', mas eu penso que sabedoria de alguma forma não é capaz de passar o significado adequado. Compreensão é como água fluindo numa correnteza. Sabedoria e conhecimento são sólidos e podem bloquear nossa compreensão. No Budismo, o conhecimento é considerado um obstáculo à compreensão. Se tomarmos algo como sendo a verdade, podemos nos apegar a isto de tal maneira que mesmo se a verdade vier e bater à nossa porta, nós não vamos querer deixá-la entrar. Nós temos de ser capazes de transcender nosso conhecimento prévio do mesmo modo como escalamos uma escada. Se estivermos no quinto degrau e pesarmos estar muito elevados, não há esperança de nós darmos o passo para o sexto degrau. Nós devemos aprender a transcender as nossas próprias visões. A compreensão, como a água, pode fluir, pode penetrar. Pontos de vista, conhecimento, e até mesmo sabedoria são sólidos, e podem bloquear o caminho da compreensão.
fonte: "O coração da compreensão", Ed. Bodigaya, 2000, p. 19.
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